Tradição e técnicas da laca em Myanmar
Existe prova de que a laca era usada no período Bagan (Séc. XI até ao final do Séc. XIII) para preservar e decorar estruturas em madeira, figuras de Buda e revestir recipientes feitos de cestaria de bambu.
Embora a laca continuasse a ser usada para preservar madeira, a produção local de objetos de laca cessou, passando estes objetos a serem importados.
Com as invasões birmanesas da Tailândia dos Séc.s XVI e XVIII, mestres da arte da laca foram forçadamente trazidos, juntamente com artesões especialistas na incrustação de madrepérola, douradura e pintura a ouro. Em resultado, no Séc. XVII existiam já mestres destas artes a trabalhar em Myanmar. A partir de finais do Séc. XVIII, os artigos de laca tornaram-se um indicador de estatuto social, usados na corte, receções oficias e objeto de troca com as delegações estrangeiras.
Em Myanmar, podemos identificar quatro técnicas de decoração de laca. A mais famosa chama-se yun. Nesta técnica, a superfície do objeto, previamente lacada, é incisa com um estilete. Uma 2ª técnica, moldada em relevo, envolve o uso de uma substância pastosa plástica chamada thayo, uma mistura de resina de laca fervida e ossos em pó peneirado, estrume de vaca, cinza da palha do arroz. A terceira técnica consiste na combinação de thayo com embutidos de vidro espelhado ou colorido. Por fim, a quarta técnica, chamada shwei-zawa, está relacionada com o método tailandês lai rot nam (literalmente, “padrão de água aspergida”), que dá à superfície lacada a aparência de uma pintura a ouro.