18 maio – Dia Internacional dos Museus
10h00 – 18h00 – Entrada livre sujeita a inscrição
19h00 – Dia Internacional dos Museus – Teatro de sombras “A Viagem do Tenshô”
TENSHÔ/ 天正遣欧少年使節団 – Viagem dos primeiros cristãos, 4 meninos japoneses que chegaram a Portugal – Teatro de Sombras
Por Beniko Tanaka
Beniko chegou a Portugal em 2005 com uma licenciatura em design artesanal pela Universidade de Arte TAMA em Tóquio, um diploma em Fabricação de Vidro e um profundo amor por todas as coisas relacionadas com luz e reflexos.
Muito rapidamente se apaixonou pela luz de Lisboa e decidiu ficar e complementar a sua formação no Curso Avançado de Artes Plásticas do Ar.Co (centro de arte e comunicação visual em Lisboa).
Foi um passo natural aliar o conhecimento adquirido à sua grande paixão pelas culturas orientais – tanto a sua vertente artística como espiritual – de forma a desenvolver diferentes formas de artes performativas. Beniko Tanaka realizou muitas colaborações, shows e performances de marionetes de sombra japonesas, sozinha e em colaboração com diversas instituições.
Sinopse:
Após longas viagens, os primeiros Portugueses a chegar ao Japão desembarcam em plena época dos Samurais, em 1543. Num diálogo entre culturas trocam-se comidas, religiões e armas. Segue-se uma epopeia épica, que traz até à Europa os primeiros representantes do Japão, estes cristãos tinham como objetivo encontrarem-se com o Papa, em Roma. A viagem do Japão para Portugal demorou dois anos e meio, aprenderam a falar português, a tocar instrumentos musicais, dançaram com nobres e começaram a comunicar na maneira ocidental, chegando a Lisboa em 1584
Com base no tema do Dia Internacional dos Museus – 2025, The Future of Museums in Rapidly Changing Communities, com foco em três subáreas temáticas principais nomeadamente o sub-tema Património Imaterial: a promoção do património intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro.