Pintura religiosa portátil

Pintura religiosa portátil

Algodão, têmperas Assinado Acharn Khong Pae Período Rattanakosin datado 1870 Inv. CA-CFC.888

Pintura tailandesa tradicional num contexto museológico

A descoberta da beleza e diversidade da pintura tradicional tailandesa exige que se visite os mosteiros de Banguecoque, da vizinha Thonburi, de Chiang Mai de outras cidades do norte e centro da Tailândia. Uma vez que estes grandes murais não podem ser transportados e exibidos em exposições, a arte da pintura tradicional tailandesa só pode ser apreciada em contexto museológico através de peças móveis.

Na Tailândia, as divisões rígidas com que no Ocidente se separa as belas-artes das artes decorativas, simplesmente não existe. A pintura mural, a pintura a laca e ouro, a pintura sobre tecido ou sobre papel e as composições criadas com embutidos de madrepérola são todas entendidas como formas de arte de igual importância. O que as torna igualmente relevantes e, de certa forma, comparáveis é o facto de se inspirarem em fontes literárias comuns e expressarem a mesma visão.

Durante as festividades budistas, pinturas em tecido de algodão (phra bot em tailandês), eram penduradas no exterior dos mosteiros. Estas pinturas constituíam fonte de mérito, tanto para os doadores como para os artistas. Uma vez que estes estandartes pintados eram deixados suspensos no exterior dos templos por longos períodos, encontram-se frequentemente em mau estado de conservação.