Máscara Naga Raksha

Máscara naga raksha

Madeira, pigmentos Séc. XIX (1ª metade) Inv. CA-CFC.853

Máscara Naga Raksha

Ao longo da sua história, o Sri Lanka foi conhecido como Taprobana, Ceilão e Lanka, nomes que refletem a rica herança cultural e espiritual da ilha. Mencionada no épico hindu Ramayana como a terra do demónio Ravana, tornou-se um símbolo de mitos e crenças que integram práticas animistas com a religião dominante, o Budismo.

A utilização ancestral de máscaras, como poderosos intermediários entre os homens e o sobrenatural, tem profundas raízes culturais, espirituais e artísticas. É possível destacar três tipos principais de máscaras: as máscaras Sanni; as máscaras Raksha e por último, as máscaras do Teatro Kolam

Cada tipologia de máscara reflete um aspeto único e complexo da cultura do Sri Lanka, mas a Máscara Naga Raksha, com sua simbologia protetora e transformadora, ocupa um lugar de destaque no acervo do museu.

Esta máscara, apesar de sua aparência demoníaca, não possui uma natureza maléfica; pelo contrário, simboliza o princípio da transformação e a dualidade entre o perigo e a proteção sagrada.

A Naga apresenta símbolos visuais bem definidos, cada qual com um significado próprio. O capuz de cobra traduz conhecimento divino, proteção espiritual e imortalidade; os olhos esbugalhados foram concebidos para afastar o mal e intimidar presenças indesejáveis; as cores vibrantes seguem um código cromático que remete à energia vital, à força espiritual, ao processo de purificação e à dimensão do perigo latente; a língua estendida simboliza a vigilância constante, a comunicação assertiva e a revelação da verdade sem temor.

O conjunto destes atributos confere à máscara um papel ritualístico e protetor, reforçando sua função dentro de práticas simbólicas do contexto cultural asiático.

As máscaras são esculpidas em madeira Kaduru, material leve, mas resistente, fácil de esculpir e naturalmente repelente a insetos. A madeira é colhida durante o quarto minguante da lua e deixada a secar por semanas, conforme a espessura. Depois de esculpida, aplica-se uma resina natural ou argila para selar sua superfície e, em seguida, é pintada com pigmentos naturais e minerais.