Chorões e a ponte de Uji

Chorões e a ponte de Uji

Biombo de seis painéis. Tinta, pigmentos, ouro sobre papel Período Momoyama, séc. XVI/ XVII Inv. CFC.71

Pintura Muromachi-Momoyama

A partir de meados do período Muromachi (1392-1575), emergiu uma nova tradição pictórica que combinava pintura monocromática a tinta com cores vivas e ouro. A sua temática abrangia paisagens, plantas e flores sazonais, cenas urbanas, episódios bélicos e clássicos da literatura. Os biombos foram o formato privilegiado desta nova tradição, trazendo colorido e vivacidade aos interiores de residências e salões de audiência. A escala destes biombos permitiu ainda a criação de imagens monumentais com narrativas complexas.

Inspirado pela literatura e pela poesia clássica, o tema da ponte sobre o rio Uji, perto de Quioto, foi frequentemente representado em biombos do período Momoyama (1573-1615), que a escola de Hasegawa Tohaku (1539-1610) popularizou. Este tipo de biombo reflete bem o estilo decorativo do período Momoyama.

As vistas panorâmicas da cidade de Quioto e arredores foi outro tema apreciado, em especial durante a primeira metade do século XVII. Retratando os principais monumentos da capital e locais famosos, separadas por nuvens de ouro. Estes biombos surgiram pela primeira vez no início do século XVI e eram comprados como recordações da capital.