Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo celebrou um ano de portas abertas

17.04.2025

Senhor a folhear páginas do Roteiro

No passado sábado, dia 12 de abril, a Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo celebrou um ano de abertura ao público. Em dia de casa cheia, destacou-se a sessão “Conversas sobre a Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo”, onde após uma introdução do colecionador, Francisco Capelo, Maria Antónia Pinto de Matos, Joana Sousa Monteiro, João Pedro Falcão de Campos e Maria Eduarda Napoleão, moderados por Teresa Nicolau, partilharam as suas visões sobre o impacto deste novo museu na cidade.

A festa começou logo de manhã, com o teatro de sombras “O Canto do Tsuru”. Atividade, inspirada na tradição chinesa e dedicada aos mais novos e famílias.

À tarde, os visitantes foram convidados a participar numa visita ilustrada conduzida por cinco ilustradores/urban sketchers, onde após uma breve visita guiada ao museu, cada participante foi desafiado a reinterpretar as obras da coleção através dos seus próprios desenhos. No fim, na recepção do museu, era possível encontrar novas obras sobre as obras da coleção.

Outro dos momentos altos desde dia de portas abertas foi a apresentação do novo roteiro do museu, “As viagens do olhar. Obras da Ásia na Coleção Francisco Capelo”, com a presença da Vice-Provedora da Misericórdia de Lisboa, Rita Prates.

A fechar o dia, os visitantes puderam ainda ouvir o recital “Clepsidra, Oito Poemas de Camilo Pessanha”, de Fernando Lopes Graça, pela soprano Susana Gaspar e pelo pianista Nuno Vieira de Almeida.

A Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo, situada no reabilitado Palácio Portugal da Gama, ao Bairro Alto, alberga uma coleção, com mais 1.300 peças, de arte asiática que oferece uma viagem fascinante pela evolução das expressões artísticas, desde o século III a.C. ao século XX, de 14 países asiáticos.