A conferência parte da ideia de História das religiões para problematizar o seu uso no contexto da História das civilizações e da História global, com impacto no debate social, cultural e político atual.
Da epistemologia da “História das religiões” à de “História religiosa”, enquanto aproximações complementares da História da “religião” e do “religioso”. Qual o papel da religião nas sociedades seculares ou pós-seculares? Qual a relação das religiões com os direitos humanos?
A revisitação da tese do “choque de civilizações” e a resposta das diversas tradições religiosas. Qual o sentido e interesse de uma História das religiões no mundo atual? Serão as religiões motivo e justificação para as guerras? Como poderão as religiões constituir-se como instâncias de diálogo e aproximação entre povos?
Como entender a presença das religiões e das suas teologias no espaço público à escala mundial. O caso do cristianismo no atual debate político: “a crise ecológica” e a “economia que mata”.
Estas serão alguns do tópicos que poderão ajudar a equacionar o velho binómio: tradição e inovação nas dinâmicas religiosas ou a plasticidade das diversas formas religiosas no mundo atual.
Participação gratuita mediante marcação prévia.
Máximo 50 participantes.
