Quartas-feiras: 24 set | 1 out | 8 out | 15 out | 22 out
No presente curso dá-se a conhecer o Japão, as características distintivas da sua história e cultura, tendo como eixo fundamental a visualização das expressões artisticas. O curso assenta no tempo longo, embora cada sessão privilegie uma cronologia bem definida. Entre os temas a abordar incluem-se o Xintoísmo e o Budismo, os regimes políticos, e as distintas elites sociais, suas vivências e correntes de pensamento, bem como a respectiva a cultura material. Os tópicos trazem à discussão a construção do sentido de identidade nipónico, e a interação do Japão com o continente asiático e o mundo ocidental.
1ª Sessão: A espiritualidade no Japão. Xintoísmo e Budismo: rituais e devoções.
2ª Sessão: O Japão Imperial. O imperador, a aristocracia de corte, o culto da beleza e da literatura.
3ª Sessão: O Japão da guerra. O protagonismo da elite militar, a visualização do poder e o florescimento novas práticas culturais e ideais estéticos.
4ª Sessão: O Japão centralizado. A construção do regime Tokugawa, novas sociabilidades de escape e a efervescência do mundo flutuante.
5ª Sessão: O Japão em ruptura. A modernização e o japonismo.
Ana Fernandes Pinto
Doutorada, Investigadora Integrada no CHAM – Centro de Humanidades da FCSH-NOVA e Docente no Mestrado em História do Império Português, FCSH-NOVA.
A sua investigação tem privilegiado as relações entre Portugal e o Japão, séc. XVI a XIX. Foi Directora do Bulletin of Portuguese and Japanese Studies, Lisboa, CHAM, NOVA FCSH. Foi co-Comissária Cientifica da Exposição Uma História de Assombro. Portugal – Japão (séculos XVI-XX). (Lisboa no Palácio Nacional da Ajuda, 2018-2019). Recentemente foi co-Coordenadora cientifica do programa de museologia, investigou e criou conteúdos expositivos para o Museu das Convergências (Porto).
