18h00 – Entrada livre sujeita a inscrição
OS COLECIONADORES
Na origem do colecionismo está o gesto humano de selecionar, entre a profusão das coisas que nos rodeiam, algumas que atraem o nosso olhar: colher uma concha na praia ou um pedaço de madeira na floresta e guardar no bolso. Deste gesto comum ao colecionar, artefatos naturais e, sobretudo, fabricados, há, simultaneamente, uma continuidade e uma grande distância. Continuidade e distância que existem também entre os recoletores que todos nós somos e os colecionadores.
Na minha conferência, evocarei este universo complexo e aliciante da pré-história do colecionismo e tenciono desaguar em Francisco Capelo que construiu as colecções da Casa Ásia e, antes, ao longo de quarenta anos, fez outras colecções com o foco próprio dos grandes colecionadores: instalar as suas colecções em museus.
Prof. Doutora Raquel Henriques da Silva
Professora Catedrática Jubilada do Departamento de História da Arte da NOVA FCSH. Desenvolve investigação nas áreas da História de Lisboa (Urbanismo e Arquitetura), Estudos de Museus e Património, História da Arte Portuguesa, séculos XIX-XXI.
Foi Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, do Instituto Português de Museus e do Instituto de História da Arte da NOVA FCSH.
Coordenou e coordena diversos projetos de investigação com instituições publicas e privadas.
Máximo: 50 participantes
Entrada livre sujeita a inscrição